quarta-feira, 20 de maio de 2009

Alunos do Minho representaram Portugal no RoboCup 2009

Um grupo de alunos da Escola Vieira de Araújo, de Vieira do Minho, conseguiu no Festival Nacional de Robótica 2009, realizado em Castelo Branco, o apuramento para seguir ao Mundial da Robótica, chamada realmente por Robocup 2009 a realizar-se este Verão em Graz, na Áustria.
A equipa cujo o nome é Rollbots, constituída por quatro alunos do Curso Profissional de Equipamentos Informáticos e dois professores da escola, participou na prova de dança robótica com um tema inspirado na natureza e nas belas paisagens de Vieira do Minho, tendo assim obtido nessa prova de dança um dos dois certificados atribuídos pela organização, para poderem participar no Mundial de Robótica que se realiza entre 29 de Junho e 5 de Julho na Áustria.
Para a sua apresentação os alunos construíram dois “pássaros robôs” que através da programação dançavam sincronizados com o clássico “passarinhos a bailar”, num cenário que retratava uma paisagem natural do concelho de Vieira do Minho.
Um dos alunos trajado de pássaro interagia com os robôs numa coreografia que despertou o interesse do júri e do público e foi assim que obteram a sua participação.
O professor responsável pela equipa, chama-se João Cunha, não esconde a satisfação e o orgulho pelos seus alunos.
O próprio confessa que após três anos de participação no Festival, obter o segundo lugar foi muito bom e lembrou que o apoio que recebeu da direcção da escola foi “determinante” para o sucesso alcançado naquele momento e foi com força e empenho no projecto.
A participar pela primeira vez num evento de robótica, Hélder Mendes, professor de informática da escola Vieira de Araújo, confessa que o “bichinho” da robótica já o atingiu e quer voltar no próximo ano.
Mas esta não foi a única escola do distrito de Braga que participou no Festival Nacional de Robótica e foi bem sucedida. Um grupo de alunas do 9º ano, da Escola Secundária de Vila Verde, obteve a melhor classificação a nível nacional para uma equipa feminina. Ainda na prova de dança escalão B (8-14 anos), a equipa Os Meirinhas, da Escola EB 2,3 João de Meira, em Guimarães, constituída por alunos do 7º ano conquistou o prémio do júri pelo seu desempenho. Em comum, estas escolas têm tido o apoio da Associação Hands-on Science Network, coordenada pelo Professor Manuel Filipe Costa da Universidade do Minho, e a parceria da AECT – Associação para a Educação em Ciência e Tecnologia.

Sem comentários: